Transporte fluvial por balsa agora é patrimônio, cultural, histórico e turístico do município de Balsas
#Administração 10 DE SETEMBRO DE 2019
Foi sancionada pelo prefeito municipal de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva, a Lei nº 1.483, de 22 de agosto 2019 que institui o meio de transporte da balsa como patrimônio, cultural, histórico e turístico do município de Balsas.
O Rio Balsas foi importante via de acesso à população de toda a região que se utilizava das balsas, construídas de talos de buriti e coberta de palha como meio de transporte e teve grande influência nas relações econômicas, sociais e culturais na região até meados do século XX, foi intensamente utilizado como via de transporte, comunicação e comércio.
A Balsa tradicional atualmente é parte importante da tradicional procissão fluvial no rio Balsas que faz parte do festejo de Santo Antônio,padroeiro da cidade de Balsas.
Vereadora Fransuíla Farias, autora do projeto de lei. (Foto: Julimar Queiroz)
A lei de autoria da vereadora Fransuíla Farias (PT) determina em seu parágrafo 2, que fica instituído no calendário do município de Balsas o período de junho a setembro a descida de balsa como opção de turismo, resgatando a história cultura do município de Balsas
O Portal do(a) Câmara Municipal de Balsas utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.