Câmara Municipal entrega comenda centenário a primeiro gaúcho eleito vereador e a ex-presidente

#Administração 16 DE ABRIL DE 2018
A Câmara Municipal de Balsas continua a prestar homenagens aos ex-vereadores que prestaram serviços a sociedade, com a entrega da comenda do centenário de Balsas, como parte das festividade e comemorações dos cem anos de emancipação político-administrativa da cidade de Balsas. Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 26 de março receberam a comenda o ex-presidente da câmara Manoel Carvalho. “Uma satisfação pois também faço parte da história do município que escolhi para viver e me acolheu muito bem. Fui vereador nessa casa e hoje recebendo essa comenda, essa homenagem me dá muito orgulho e aproveito a oportunidade para parabenizar os 17 vereadores da casa através do presidente Moisés Coelho e gostaria de pedir aos atuais vereadores que valorizem a oportunidade que tem de serem representante do povo que mora em Balsas, que dê a maior importância pois é privilégio. Estar vereador é ser importante para a cidade”. (Ex-presidente Manoel Carvalho, recebe comenda centenário) O segundo homenageado foi o ex-secretário da câmara municipal Ivo Reinaldo Frohlih, 79 anos. Primeiro gaúcho a exercer o cargo de vereador de Balsas, eleito para legislatura 1981-1984. Que também recebeu o título de cidadania balsense através do Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2018 – autoria da vereadora Fernanda Zottis – aprovado por unanimidade. O senhor Ivo Reinaldo chegou em Balsas em 1974, onde adquiriu terras, mas fixou residência na cidade em 1976, com objetivo de plantar arroz. Ao longo de sua trajetória foi professor da Escola São Pio X. Em seu discurso destacou o bom acolhimento que teve na cidade, as dificuldades que enfrentou no início para produzir na agricultura. “Foi um caminho difícil até que chegou a EMBRAPA com pesquisas e técnicas que facilitou o desenvolvimento da agricultura. Todas as conquistas foram com lutas, mas com alegria. Hoje temos um caminho aberto. Está homenagem para mim e para minha família é muito importante pois é o reconhecimento de tudo que fiz neste município”. Amigos e familiares lotaram as dependências da câmara. O filho Ivo Henrique Frohlihfalou em nome da família. “Para nossa família é uma satisfação muito grande ver esse reconhecimento. São 42 anos morando em Balsas de muitas lutas, desbravando esse cerrado. É o sentimento do dever cumprido. Todo esse tempo de dedicação e carinho por essa cidade e região que nos acolheu muito bem. Todos nós, os filhos casamos em Balsas e nossos filhos nasceram aqui e acreditamos no crescimento dessa cidade. Então estamos muito feliz em meu pai receber essa homenagem no ano em que completa 80 anos de idade e a cidade que escolhemos e queremos ficar completa cem anos de emancipação”. A família Frohlih continua trabalhando na agricultura: plantando soja, milho, arroz e feijão e também em outras atividades. O vereador Nelson Ferreira destacou que o Senhor Ivo é o responsável principal pelo regimento interno da Câmara de vereadores de Balsas. O Presidente da Câmara, Vereador Moisés Coelho falou da grande participação dos sulistas em especial o Gaúchos e da família Frohlih em prol do desenvolvimento de Balsas.