36ª Sessão ordinária tem entrega de certificados a servidores e palestra de prevenção contra câncer de mama e de próstata

#Administração 03 DE NOVEMBRO DE 2017
Nesta segunda-feira, 30 de outubro, foi realizada a 36ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Balsas, Legislatura 2017. Na abertura os vereadores participaram de uma solenidade de entrega de certificados dos cursos de capacitação técnica legislativa e planejamento orçamentário, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados para servidores da casa, que participaram de cursos realizados no primeiro semestre. Fez o uso da tribuna na Sessão Ordinária, o Clinico Geral, Dr Isaac Tenório que fez uma palestra sobre prevenção contra o câncer de mama e contra o câncer de próstata. “Sabemos que está terminando o outubro rosa e iniciando o novembro azul, meses que marcam o combate a essas doenças. Agradecemos a secretaria municipal de saúde que nos atendeu enviando o Dr. Isaac Tenório que foi muito solicito em dar essa palestra de conscientização para homens e mulheres”, agradeceu o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho, que em parceria com o Vereador Sgto. Lusivaldo Lira fez uma indicação de logradouro público, pedindo ao prefeito municipal que a UPA que será inaugurada até o final do ano receba o nome Dr. Dilmar Fortes, médico e vereador que teve grande atuação no município de Balsas. Foram apresentadas e aprovadas 27 indicações ao prefeito municipal, sendo: (Da esquerda: Isaura Ferreira, Moisés Coelho, Fransuila Farias e Dr. Isaac Tenório) Paulinho Massao – PROS: 03 Prof. Niltinho – PHS: 03 Thalyta Pavelich – PROS: 02 Moisés Coelho – PDT: 02 Fransuila Farias – PT: 02 Amauri Carneiro – PSL: 02 Painha – DEM: 02 Graciliano Reis – PMN: 03 Isaura Ferreira – PRTB: 02 Sgto. Lusivaldo Lira – PMB: 02 Tião Saraiva – PRB: 02 Paulo Júnior – DEM: 01 Fernanda Zottis – PDT: 02 Gilson da Bacaba – PRB: 01 Requerimento nº 036/2017- autoria do vereador Gilson da Bacaba – Requer a mesa diretora, que oficialize o Excelentíssimo senhor Prefeito Erik Augusto, a encaminhar a esta casa legislativa, informações a respeito do andamento da destinação dos 15 KM de asfalto prometido pelo o governador Flávio Dino, para a cidade de Balsas, com a previsão de execução dos mesmos, o porquê da demora na destinação e quais as ruas que serão pavimentadas Projeto de Decreto Legislativo nº 021/2017 – autoria do Vereador Sagtº Lusivaldo Lira – Dispõe sobre a outorga de Título Honorífico de Cidadania Balsense, o Sr Emerson Carvalho Cardoso. Parecer Inicial e final da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) – 04 Projeto de lei nº 064/2017, – autoria dos vereadores Izânio Carvalho e Painha – dispõe sobre a criação do programa de incentivo ao planejamento familiar e á saúde da mulher, e fixa outras providências. Projeto de lei nº 065/2017, autoria dos vereadores Izânio Carvalho e Painha – estabelece diretrizes para a política municipal de programação da saúde do idoso e envelhecimento e dá outras providências. Projeto de Lei nº 048/2017, autoria da Vereadora Fransuila Farias – Institui o programa municipal “Criança Feliz” e dá outras providências. Projeto de lei nº 062/2017- autoria da vereadora Isaura Ferreira – Torna obrigatório nos cardápios, convites e cartões de consumação de bares, boates, clubes, similares e congêneres o slogan, “Se beber não dirija, drogas, diga não.” Projeto de Lei nº 011/2017, autoria do executivo – altera a lei municipal nº 810 de 15 de maio de 2003, que dispõe sobre estabelecimentos de ações preventivas a transmissão de doenças infecto contagiosas, nas clinicas e salões de beleza e dá outras providências. Projeto de Lei nº 047/2017, autoria do executivo – Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais no município de Balsas e dá outras providências. Foi retirado da pauta o Projeto de Lei nº 051/2017, autoria da vereadora Thalyta Pavelich – Declara como de utilidade pública municipal o Instituto Cruzada do Saber de Balsas (MA). (O mesmo retornará para a pauta do dia na próxima sessão ordinária)