Vereadores de Balsas em reunião confirmam apoio aos professores na luta por reposição salarial e progressões

#Administração 03 DE OUTUBRO DE 2017
Professores da rede municipal de ensino estiveram reunidos na câmara municipalnesta quinta-feira (28), para tratar do reajuste salarial, das progressões da classe que desde 2015 não são contempladas. Após protestos e manifestações realizadas durante a sessão extraordinária da câmara na ultima quarta-feira (27). O presidente da Câmara, Vereador Moisés Coelho conversou com os manifestantes e marcou essa reunião com representantes da classe. Cerca de 50 professores e sindicalistas ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Município de Balsas (Sinteeba) e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) e 10 vereadores discutiram uma forma de juntos negociarem com a prefeitura municipal as reivindicações dos servidores. Luciana Maria Cardoso, professora membra de uma comissão constituída pelos sindicatos disse que a reunião com os vereadores foi um passo positivo. “Começamos o diálogo pelas esferas de poder aqui no legislativo, tivemos a garantia que os vereadores vão nos ajudar a articular com o executivo para que seja garantido o direito do servidor de forma em geral. Hoje temos uma perda salarial da inflação do último ano e precisamos dessa reposição. Também as progressões que vem desde 2015, que é um debito que vem da gestão anterior da prefeitura. Os professores tem o direito de ter seus vencimentos compensados no seu salário e a gente pede a sensibilidade do executivo, da secretária de educação, que eles possam estar conosco e que possam atender essas reivindicações. Tudo isso é uma relação de maturidade de diálogo. Queremos analisar as receitas do município, incluído arrecadação própria, com dados oficiais. E o legislativo é quem tem autonomia para buscar com legitimidade. Agora vamos aguardar o oficiamento ao executivo. Nossa luta é conciliadora, é organizada, legitima e representativa”, concluiu. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho agradeceu, em nome dos vereadores, a presença e iniciativa dos professores, e se colocou a inteira disposição para atuar em prol dos direitos da classe: Parabenizo os professores e os vereadores por essa oportunidade de dialogo que foi aberto, onde podemos debater todos os lados, expor os fatos dá encaminhamentos para chegar ao resultado em que sejam atendidas as reivindicações dos professores. Durante essa semana estaremos reunidos com o prefeito e acreditamos no bom senso e juntos, executivo, legislativo e professores chegar a um bom termo que seja bom para todos”, ressaltou. Ficou definido que a câmara vai oficiar o executivo, indicando que eles cumpram com os acordos que é o pagamento das progressões e reposições salariais e partir para um pedido para apresentação da receita própria do município.