Viagens para audiências em São Luís valeu a pena diz presidente da câmara após inauguração do Hospital regional de Balsas

#Administração 26 DE SETEMBRO DE 2017
O hospital Regional de Balsas foi esperado por décadas pela população do sul do estado e no ultimo dia 20 de setembro foi inaugurado pelo governador do Maranhão Flávio Dino e garantirá, por meio do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde, assistência a uma população estimada em 246 mil habitantes. O Governo do Estado investiu R$ 3.322.225,31 na conclusão da obra do hospital. A previsão é de que a unidade de saúde ultrapasse a meta de 13,9 mil procedimentos mensal. O dado inclui desde cirurgias gerais e obstétricas até os exames de apoio diagnóstico e terapia. No hospital, os recém-nascidos contarão com os Testes da Orelhinha, Pezinho e Coraçãozinho. Por meio desses procedimentos, é possível detectar de forma precoce qualquer doença ou alteração genética que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê. A unidade de saúde possui 4.000m² e 50 leitos disponíveis, com 12 leitos de UTI adulto, sendo 02 com isolamento. 6 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e 4 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru. A unidade ofertará atendimento nas especialidades de clínica médica, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais e diagnósticos em oftalmologia e cardiologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia, mamografia, exames de radiologia, tomografia e endoscopia. O Hospital Regional de Balsas será referência para, pelo menos, 14 municípios da regional de saúde formada por Balsas, Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso. O Governador do Maranhão, Flávio Dino em seu discurso enalteceu o trabalho de sua equipe de governo em especial do Secretário da Sagrima Márcio Honaiser, escolhido para o secretariado como representante político da região. “Nós priorizamos a conclusão da obra, a contratação dos profissionais, o equipamento e o custeio que ficará em torno de 3 milhões mensais. Hoje entregamos a todo o sul do Maranhão para apoiar as redes municipais de saúde com serviços de alta complexidade, serviços de UTI, e vamos continuar ampliando os serviços permanentemente”. (Vereadores Prof. Niltinho e Sgto. Lusivaldo na cerimônia de inauguração do Hospital Regional) Durante a cerimônia o governador assinou a ordem para inicio da construção da unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com um valor previsto de Investimento na ordem de R$ 11,5 milhões e inicio da obra para a próxima semana. Agradeceu os produtores rurais e pecuaristas do estado, setor responsável pelo crescimento do PIB do Maranhão em quase 4% em 2018, segundo pesquisa do banco Santander, publicada na Revista Valor Econômico. Falou do parque ambiental que está em construção como equipamento de saúde e anunciou que hospital regional fará neurocirurgias a partir de fevereiro de 2017. “É importante que estejamos trabalhando de mãos dadas e temos outras obras importantes em andamento de modo que até o final do governo teremos cumprido todos os nossos compromissos com a região sul do Maranhão, melhorando a estrutura e isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho, disse que este é um momento histórico. “Foram muitas viagens a São Luís, audiências com governadores e secretários, audiência publicas no município e hoje estamos tendo a felicidade de presenciar esse momento. Parabenizamos a toda à população balsense que estar recebendo esse hospital moderno, com corpo de profissionais de alta qualidade e sem duvida parabenizar ao governador do estado e ao prefeito que não mediram esforços que isso acontecesse. Então é um momento de muita alegria para todos nós”. Natural de Balsas, o Prefeito Municipal, Dr. Erik Augusto em seu discurso lembrou seu retorno à cidade após se formar em medicina para trabalhar em 2002. “Sempre esperava a hora em que teríamos em Balsas um hospital de alta complexidade com UTI e esse dia chegou. Temos que comemorar e agradecer ao governador por ter levado a frente o projeto do hospital e hoje entrega completamente equipado, moderno, que não fica atrás de nenhum grande hospital. Balsas já era referência para a saúde na região e com a chegada do hospital regional Balsas sedimenta ainda mais esse polo regional na saúde”. Marcio Honaiser, Secretário Sagrima e representante da região no governo do estado disse: “Finalmente o governador atendeu nosso pleito, desde o inicio do seu mandato ele vinha empenhado, mas infelizmente demorou 3 anos para se concluir não por vontade dele. Mas por causa das dificuldades que o contrato tinha. Foi necessário na justiça se fazer um distrato e fazer um novo contrato com outra construtora. Inauguramos o hospital, vamos ter uma saúde de primeiro mundo. O sul do estado nunca teve uma presença tão grande do poder publico estadual como hoje tem, havia um vazio assistencial na região”. O secretário encerrou com a noticia da presença de representantes da Confederação Andina de Financiamento (CAF) que vai financiar a construção da MA 006, ou seja muitas obras acontecendo até o final de 2018. (Vista aérea do Hospital regional de Balsas)