Câmara de Vereadores de Balsas realiza 27ª Sessão Ordinária Legislatura 2017

#Administração 06 DE SETEMBRO DE 2017
A 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Balsas, Legislatura 2017, realizou-se na noite desta segunda-feira, 28 de agosto. Na ordem do dia, foram apresentadas 43 indicações dos vereadores ao prefeito municipal. 01 Moção de Aplauso. 01 Projeto de Lei – CMB autoria da vereadora Isaura Ferreira. 03 Projetos de Lei – GPREF – de Autoria do Poder Executivo. As 43 indicações e uma moção de aplauso foram aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Foram encaminhados para as comissões especiais da câmara os projetos de lei. Projeto de Lei 047/2017 CMB – Autoria da Vereadora Isaura Ferreira – “Dispõe sobre o “programa de apoio de geração de emprego para jovem e dá outras providências. Projeto de Lei Nº 018/2017 – PREF – Autoria do Executivo – “Dispõe sobre autorização de abertura de crédito adicional especial na loa/2017, lei municipal nº 1326/2016 de 29 de dezembro de 2016. Insere o programa e metas no PPA lei municipal nº 1228/2013 de 30 de dezembro de 2013, na LDO lei municipal nº 1314/2016 de 05 de julho de 2016, e dá outras providências”. Projeto de Lei Nº 019/2017 – PREF – Autoria do Executivo – “Altera a lei municipal nº 1.264 de 22 de janeiro de 2015 que trata da concessão de diária no âmbito da administração pública direta, e dá outras providências”. Projeto de Lei Nº 020/2017 – PREF – Autoria do Executivo – “Dispõe sobre a criação dos cargos efetivos de cuidadores do município de Balsas, nos termos do inciso II do art. 37 da constituição federal, e dá outras providências”. Parlamentares defenderam suas indicações. Vejam alguns destaques: Fransuila Farias (PT) “Recebemos os projetos de lei do prefeito, pediu que seja convocado o Diretor do SAAE para discutir soluções para o problema da água nos bairros Potosí, CDI, São Francisco, saber o que está sendo feito para sanar esses problemas” Isaura Ferreira (PRTB) “Avaliação positiva da sessão com boa participação da população, e quando participa, ela fica sabendo o que acontece na câmara de vereadores. Indiquei a Criação do Programa da Saúde do Homem, bem como seja investido neste além dos profissionais das demais especialidades, profissionais com especialidades em cardiologia, urologia e proctologia. Temos um aumento grande de doenças como câncer de próstata e talvez esteja faltando esse programa preventivo para a saúde dos homens”. Gilson da Bacaba (PRB) “Apresentei uma moção de aplauso que é um reconhecimento do trabalho que o executivo vem fazendo na área da educação, da infraestrutura, da saúde, que ainda falta muito a fazer, mas já melhoramos muito. E apresentei uma indicação junto com os vereadores Nelson e Allan, pedindo que a prefeitura envie para a região do Alto Gerais de Balsas, aos povoados São Pedro, Baixa funda, Ferreira, Porto do Izidoro, Peba e Coroatá uma patrulha agrícola que está parada na garagem da prefeitura e lá o povo está precisando. O prefeito se comprometeu e esperamos que envie o quanto antes possível. E pedimos também a regularização dos lotes da região da Bacaba, são centenas de moradores que estão prejudicados por não ter nenhuma documentação de propriedade de suas casas em vários bairros de Balsas”. Nelson Ferreira (PROS) “Indicamos ao prefeito que seja feito um estudo junto a sua equipe e envie para a câmara um projeto de lei, isentando as instituições filantrópicas que trabalham na educação, formação de jovens e beneficência de cidadãos que sejam detentores de certificados de filantropia nas esferas, municipal, estadual e federal, instituições sem fins lucrativos, para facilitar esse trabalho que é imprescindível para a sociedade. Pedimos a reposição de lâmpadas na orla da beira rio, onde tem vários postes com lâmpadas queimadas, vai garantir mais segurança para toda a população”. Tião Saraiva (PRB) “Pediu que seja ampliada a rede de abastecimento de agua do povoado Correio, e que seja colocado uma caixa d’agua de 30 mil litros. Pedimos a perfuração de um poço artesiano para os povoados Pendanga e assentamento São José, o povo está passando sede por falta de água. Foram concedidos títulos honoríficos de cidadão balsense, a Moisés Caldeiras Brant, Promotor de Justiça e a Genivaldo Ribeiro Sousa, Padre da Paróquia de Santo Antônio. “Para mim é motivo de graça ser reconhecido pela missão realizada em Balsas. Todo o meu trabalho é por amor e com muita dedicação, pensando nos mais necessitados, que precisam de uma esperança e sempre me coloco como sinal de esperança na vida das pessoas, por isso rezo e agradeço a Deus todos os dias que me escolheu para essa missão. Agora posso me considerar balsense e agradeço ao vereador Lusivaldo Lira”, disse o Padre Genivaldo Ribeiro Sousa. (No centro: Moisés Brant, exibindo o titulo de cidadania balsense)