Câmara de Vereadores ouve explicações do diretor sobre atraso nos pagamentos dos médicos do hospital São José
#Administração 04 DE JULHO DE 2017
A 21ª sessão ordinária da câmara municipal de vereadores, realizada nesta segunda-feira (26), atendendo a convocação da casa legislativa, o diretor da Sociedade Beneficente São Camilo (Hospital São José), Dr. Samuel Peter Krause prestou esclarecimentos e respondeu a perguntas dos vereadores sobre o andamento do Hospital.
O Hospital São José é o único com atendimento materno infantil conveniado com o SUS na regional de Balsas que abrange 14 municípios do sul do Maranhão. Em 18/06/17, através de um comunicado publicado nas redes sociais, médicos, Pediatras e Obstetras, plantonistas do Hospital, comunicaram aviso prévio com vencimento entre os dias 15 e 20 de julho.
Motivo: falta de pagamentos de salários desde o mês de março e que a partir desta data o hospital ficará sem médico Obstetra e Pediatra à disposição. A ameaça de paralisação dos médicos criou muita preocupação em toda a comunidade balsense.
Uma nota da Secretária Estadual de Saúde (SES), circulou nas redes sociais afirmando entre outras coisas que: “Foram realizadas diversas reuniões explicativas quanto ao modo de execução do convênio entre a SES e a instituição conveniada, demonstrando os mecanismos legais que baseiam o convênio e as sanções provenientes do descumprimento do acordo. Até a presente data, contudo, o Hospital São José resiste em prestar as contas de modo devido, inviabilizando a liberação do repasse”.
Segundo o diretor, Dr. Samuel Peter Krause, a sociedade beneficente São Camilo tem um valor a receber do estado em torno R$ 1.220.000,00 (um milhão e duzentos e mil reais) e este é o motivo da falta de pagamentos dos médicos.
Prestação de contas Nós recebemos os recursos referentes aos meses de setembro a janeiro, dai prestamos conta e dois meses depois nos deram um parecer parcial dizendo que tinha uns dez itens que precisávamos adequar. Nós fizemos as adequações e justificativas do que foi pedido e depois disso, não tivemos nenhuma da SES. Estamos a disposição do estado para saber o que falta na nossa prestação de contas para corrigir, adequar. Pois até então não recebemos um relatório dizendo o que falta. Uma vez, tendo conhecimento do que falta fazer e estando ao nosso alcance, faremos.
Nota do estado nas redes sociais Como essa nota teria sido por WhatsApp e não foi direcionada ao Hospital São José, eu prefiro não considerar que ela seja valida, até que haja um relatório da nossa prestação de contas feita de maneira formal. Não é possível se ter decisões em cima de mensagens de WhatsApp. Este não é um meio oficial de comunicação, apenas um facilitador. Estarei em São Luís na SES nesta quarta-feira pedir uma formalização da prestação de contas. Porque se eles não fizerem os repasses não teremos como pagar os médicos que irão parar de prestar o serviço e não teremos como colocar outros médicos no lugar. Corre-se o risco de se o estado não pagar termos uma paralisação na assistência medica materno infantil que é prestado pelo hospital e seria catastrófico para a saúde pública de Balsas e região.
O convênio firmado entre a Sociedade Beneficente São Camilo e o estado do Maranhão, tem duração de um ano; com inicio em setembro de 2016 e termino em Agosto 2017.
“Até o momento não houve manifestação por parte do estado sobre a renovação do convênio que deve ser outra preocupação das autoridades de Balsas, pois sem os recursos do estado o Hospital São José, não poderá continuar a prestar esse atendimento as grávidas e as crianças”, concluiu o diretor.
Assista o programa da câmara de vereadores, as quartas e quintas-feiras, dás 11:00 ás 11:30 h, pela TV Difusora, Canal 3, Balsas (MA)
O Portal do(a) Câmara Municipal de Balsas utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.